segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Altinha das Mulheres

Por: Arthur Neto e Leandro Moraes


"Futebol é coisa pra homem"! Certo? Errado! A bola de futebol está caindo no domínio do sexo feminino, e elas colocam no chinelo qualquer marmanjo que pensa ser melhor. A Red Bull realizou, no mês de outubro, na praia de Ipanema, o Campeonato de Altinha "Roda de Bola" disputado apenas por mulheres. A altinha, que pode ser conhecida em outras praias como 'controle', é febre entre as rodinhas de amigos que se reúnem para trocar passes sem deixar a bola cair no chão.

A competição teve 32 praticantes selecionadas, dividas em 8 quartetos, e exigia habilidade e precisão." A nova febre do Rio é Altinha", afirmou a competidora Fabrina Vinhares. A modalidade mistura técnicas de futebol e futvôlei, e estava em jogo o primeiro título do que, até então, era apenas brincadeira nas praias cariocas.



Os quartetos foram separados com os nomes das mais famosas praias do Rio de Janeiro, e quem se deu bem na competição foi o grupo que representava Ipanema, formado por Karina Vela, Fabrina Vinhaes, Josi Alves e Jimena Leon, deixando Leme para trás na final por apenas dois décimos: As campeães obtiveram 29,2 pontos, enquanto as vice-campeães ficaram com 29. Leblon ficou em terceiro no pódio com os 26,4 pontos que conquistou na semi-final, e viu sua atleta Renata Dannemann ganhar o título de melhor jogadora do Red Bull Roda de Bola.

Karina Vela mostra habilidade no controle de bola   
“No começo tentamos combinar nossas jogadas, mas aos poucos percebemos que a melhor estratégia era relaxar e fazer o que a gente sabe, que é brincar com a bola. Acabou dando certo”, comentou Karina Vela, de 28 anos, uma das primeiras garotas a se arriscar na altinha, quando o esporte ainda era dominado pelos homens. A instrutora de futevôlei Josi Alves elogiou o equilíbrio da equipe. “Algumas gostam mais de bater forte, atacar, enquanto outras, como eu, preferem defender as bolas mais difíceis. Estamos muito felizes com essa conquista”, afirmou.

A cada bateria os quartetos trocavam passes durante 6 minutos e eram julgados pelos quesitos estilo, avaliando a beleza e a plasticidade dos passes, criatividade e técnica das jogadas, e controle de bola. A comissão de jurados era formada pela apresentadora Dani Monteiro, pelo surfista de ondas grandes Carlo Burle e pelo lutador de Muay Thai Bernardo Braga, conhecido como "rasta".


 RED BULL RODA DE BOLA - RANKING FINAL:


1. Ipanema (Karina Vela/ Fabrina Vinhaes/ Josi Alves/ Jimena Leon)

2. Leme (Renata Bustamante/ Polyanna Formozinho/ Raissa Spinelli/ Fabíola Bras)

3. Leblon (Renata Dannemann/ Nina Rodrigues/ Alana Ribeiro/ Joana Libretti)

Prefeitura combate rodas de altinho nas praias:
http://migre.me/2gXOi

Ordem Pública apreende bolas usadas em Altinha
Reprodução: O GLOBO

Banhistas se divertem jogando altinha perto da água
            Apesar da derrota do Brasil na Copa do Mundo, o futebol não deu trégua na Praia do Leblon na tarde desta sexta-feira. Dezenas de banhistas tomaram conta da faixa de areia próxima ao mar para praticar o altinho, que é proibido das 8h às 17h. Pouco depois das 15h, uma fileira de rodinhas se formou na beira da água. A bola Jabulani, usada na África do Sul, foi uma das mais vistas. Apesar de repórteres do GLOBO não terem visto repressão no local, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que agentes atuaram na Zona Sul e apreenderam três bolas, mesmo após resistência dos jogadores.

Os donos dos objetos poderiam comparecer ao contêiner da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) para recuperá-los, após as 17h, mas, segundo a secretaria, ninguém apareceu.

- Praticar qualquer esporte próximo ao espelho d'água é proibido. A ação atenta contra a integridade física dos outros banhistas, já que a bola pode atingir e machucar crianças e adultos - informou, em nota, o secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário